Thursday, December 29, 2005

Jantar de Gajos

Ontem decorreu um Jantar de Gajos. E perguntam vocês, "o que é um Jantar de Gajos?". Jantar de Gajos (assim mesmo, com letra grande), é um jantar onde se discute e envolve tudo o que é de Gajo. Ou seja, B&P-GT (Bebida & Petiscos - Gaijas e Trabalho).
E foi assim mesmo. 3 tipos solteiros e bem-parecidos, acompanhados por um outro tipo, ex-solteiro e bem-parecido, à conversa pela noite fora, entre cervejas, choquinhos, ofertas para comprar coca, donos de bares a desancar clientes, frio de rachar e batatas fritas. Entre os assuntos discutidos durante a noite, o Revelhão. Sobre o qual não se chegou a nenhuma conclusão. Apesar de se ter esperado que a coisa se resolvesse ao sair do restaurante, tal não aconteceu, pelo que aguardamos ainda uma solução miraculosa para a localização do evento basilar da cultura biocoisa.
Destaque para o tipo que veio dos States só para este jantar (sim, porque essa coisa de vir cá passar o Natal e afins foi só para disfarçar), e sobre as dificuldades de encontrar peixe fresco em Bóstôn. A ele e aos outros gajos presentes, um grande abraço e até ao próximo. Mais um ritual da cultura biocoisa que se mantém presente, o Jantar de Gajos.

Tuesday, December 27, 2005

As férias também se acabam e o Euromilhões fazia um jeitaço...

As férias também se acabam. É verdade, acabam-se e, pior do que isso, depois de 3 horas a trabalhar, apagam-se da nossa memória e é como se nunca tivessem existido...
Mesmo assim, foi um período gratificante, de muito descanso, muita horinha passada à lareira, alguns passeios até à praia, enfim, good times. O natal também foi agradável, com algumas prenditas, muita conversa com família e amigos, alguns doces da época, the usual, abrilhantado por alguns momentos especiais.
O regresso ao trabalho, esse foi mais complicado, tendo até exigido monólogo interior hoje de manhã, acerca do "ter de trabalhar para viver". Ao que parece, parte de mim estava disposta a abdicar de tudo por manhãs passadas a dormir e tardes à lareira. Infelizmente, outros valores se levantam e tive de voltar ao trabalho, contrariando tudo o que o meu instinto me dizia...
Mudando de assunto, ontem li um pouco antes de me deitar de um livro que me ofereceram, "A Conspiração" de Dan Brown. Sim, esse mesmo. O do Código de Da Vinci. Acerca do Código de Da Vinci muito se tem dito. Que é muito bom. Que é muito mau. Têm surgido livros sobre isso a torto e a direito. Ora, euzinho, ontem, antes de adormecer, reflecti um pouco sobre o assunto e queria partilhar com vocês as minhas conclusões.
O primeiro livro de Dan Brown que eu li foi "Anjos e Demónios". Gostei. Gostei muito. Pareceu-me inventivo, preciso, com uma perspectiva diferente e arrojada, apesar de um pouco previsível a nível de twists de enredo. Há que dizer que "Anjos e Demónios" foi escrito antes do "Código de Da Vinci", apesar de em Portugal terem sido editados em ordem inversa. Depois, li o "Código de Da Vinci" - e achei que o pobre Dan era um "one hit wonder" do mundo da literatura. O Código de Da Vinci é uma repetição da fórmula de "Anjos e Demónios", repetição essa muito fraca e que, apesar de rica nos detalhes históricos, está muitos furos abaixo da obra anterior. O mesmo protagonista, com uma história muito similar, outra personagem feminina, mas muito idêntica à primeira, os mesmos twists, enfim, mais do mesmo. Ontem, comecei a ler "A Conspiração". Pareceu-me interessante, embora se pareça focar novamente num "casalinho". Vamos ver se o assunto é suficiente para surpreender e se a estrutura do enredo se diferencia dos anteriores.
Uma última consideração. No primeiro livro editado em Portugal, "O Código de Da Vinci", o título aparecia em letras maiores do que o nome do autor. No segundo livro, o tamanho das letras do título é igual ao tamanho das letras do nome do autor. Neste "A Conspiração", o tamanho do nome do autor já supera em muito o tamanho das letras do título. Afinal, compra-se o livro porque a obra o merece, ou porque o autor é conhecido? Tsst tsst...

Friday, December 16, 2005

F-É-R-I-A-S! E Feliz Natal, ó pessoal!


Pois é minha gente, no fim desta semana from hell, vou de férias! And I'll be back on the 27th. Finalmente, tenho as coisas a correrem sem problemas de maior e vou aproveitar para gozar uns diazinhos à lareira, sem ter de acordar cedo e sem problemas para resolver!

Além disso, a nossa admnistração da empresa quis ser porreiraça e ofereceu-nos o dia 26 de Dezembro!

Assim sendo, resta-me desejar um Feliz Natal e que tenham todos muitas prendinhas!


Wednesday, December 14, 2005

Somedays

Somedays you want the world.

Today I don't want the world.
I want someone to hug me when I get home.
I want someone to be there when I wake up.
I want someone to help me up when I fall.
I want someone to hear me when I'm nervous and I need to talk.
I want someone to tell me she loves me close to my ear.
I want someone that kisses me like she doesn't need anything else in the world.
I want someone to love.
I want someone that knows who I am.
I want someone that understands what I'm about.
I want someone that cares if I get home late.
I want someone that complains about my cooking.
I want someone that falls asleep in my arms.
I want someone to love back.
I want someone that knows how I feel just by looking into my eyes.
I want someone, but I don't want anyone. I want Her.

Somedays you want the world. And somedays you just want to be loved.

Tuesday, December 13, 2005

Cold, very cold...

Para aqueles que não sabem, o sítio onde eu trabalho é quente. Muito quente. Tão quente, que hoje, com um frio de rachar lá fora, eu estou aqui em mangas de camisa... arregaçadas, ainda por cima. Aliás, não é coincidência chamarem a isto "bloco quente".
Acontece que, há coisa de uma horita, recebo um telefonema de uma amiga a pedir-me um favor. Dar um tour da fábrica a uns foreigners que cá estavam de visita. Eu, tipo porreiro e bem-disposto, acedi. Vesti o meu colete reflector da praxe, calcei as minhas botas de segurança e achei-me pronto para a visita. No entanto, esqueci-me de um factor muito, muito importante... O frio. Chiça. A certa altura, estava tão enregelado que a língua congelou dentro da boca e nem conseguia articular as palavras... Limitei-me a uns "thissssssss issss..." e uns gestos para ver se ia aquecendo. E agora a visita já acabou, mas acho que nunca mais vou aquecer!
Estou a considerar seriamente ir encostar-me a uma das caldeiras no patamar dos 100ºC a ver se isto melhora!
Ou então, trabalhar para aquecer. Mas a ideia da caldeira soa melhor.

Monday, December 05, 2005

2ª feira, trânsito na A1 e férias ou não férias, eis a questão...

Pois é. De volta. Depois de alguns dias complicados, com muita animação à mistura (ou não, ou não...), de volta à vidinha rotineira (ou não, ou não...).
A última semana foi... intensa, digamos. Formações. Eventos da empresa que nos derretem a mioleira, nos dão cabo da paciência e nos fazem acordar às 5h da matina. Fecho do mês. Enfim. Começou com formações e briefings (gosto muito de utilizar o termo briefings, dá logo outra importância à coisa), e na passada 4ª feira, abandonei o meu confortável e quentinho gabinete para me juntar a uma iniciativa pioneira aqui no sítio: Acompanhar um vendedor durante um dia e tentar vender 2 dos nossos produtos (para recompensa oferecemos uma T-shirt!). Bem, eu sou um optimista por natureza. A minha zona pré-seleccionada era Cascais (que bem!), e o objectivo eram 15 negócios concluídos, ou seja, 15 T-shirts oferecidas. No entanto, nada, e sublinho o NADA, nada na minha vida corre bem e sem problemas. Primeiro o vendedor que eu ia acompanhar estava de férias. Depois, o substituto estava na sua segunda semana de vendas na empresa. Last, but not least, o outro tipo resolveu atestar os clientes com produto até ao final do ano antes de ir de férias. Resultado, 4 negócios com sucesso! Surpreendentemente, um resultado na média do pessoal da minha área! Fica para a história, uma máxima das vendas: "Nas vendas, como no sexo, ou se tem um bom parceiro, ou sobra uma data de camisinhas" (neste caso, T-shirts em vez de camisinhas, mas o espírito está lá...).
Mas não foram só tristezas, o dia terminou na Trindade, em amena cavaqueira e em franca troca de impressões com mais malta aqui da empresa. Uma nota de destaque para os croquetes, os rolinhos de presunto, a sapateira, os pregos e as Bohemias, catalizadores deste anoitecer divertido e enriquecedor!
Sexta-feira, fecho do mês. Enough said.
E hoje, 2ª feira. Que começou com filas na A1 por causa de um acidente (é sempre bom começar uma semana assim!). E que já teve uma série de precalços e sobressaltos esta manhã. E para melhorar ainda mais as coisas, as minhas férias (que começavam na próxima 6a feira...), estão em risco, devido ao início de um projecto na próxima 2ª feira. Nunca torci tanto pelo fatal atraso português. Já telefonei 3 vezes ao nosso contacto no projecto para saber se as coisas estão atrasadas ou não. Mas estou esperançado. Mais notícias sobre este assunto ao longo da semana!
Ah, o fim de semana foi porreirito. Muito frio e muita lareira acesa. Benfica ganhou e Porto e Sporting empataram. Bons filmes. Risota. Petisco no sábado à noite e castanhas assadas ontem. O Inverno também tem coisas boas.