Friday, May 12, 2006

Saúde e Cia.

Para aqueles que não o sabem, sempre fui bastante amigo de petiscadas, jantaradas e afins. O que, tendo em conta o historial médico da família, nunca me fez sentir muito seguro quanto ao famoso COLESTEROL. (Também tratado pelos amigos como CASTROL GTX, óleo milagroso que levou muitas artérias à loucura).
Ora tendo em conta que estou a atingir uma idade em que devia começar a ganhar algum juízo (ei, só algum, nada de exageros) e cuidar da minha saúde, resolvi aproveitar esta semana a oportunidade de medir o colesterol numa acção que houve aqui na fábrica. Esta acção, patrocinada por diversas marcas que alegam terem produtos que contribuem para regularizar a tensão, o nível de colesterol e para ajudar a perder peso, consistia em medirem a tensão arterial a um indivíduo, picarem-lhe o dedo e sacarem do sangue o valorzito do colesterol e uma ida à balança, acompanhada de uma fita métrica para medir a barriga... Este vosso amigo, cheio de coragem, resolveu aventurar-se...
Lembro-me perfeitamente, agora que tudo passou... Eram quase 17h. Soprava uma brisa vinda de Oeste. Derrubou um dos painéis publicitários. As senhoras estavam à mesa, com as suas batas brancas, com um ar de quem nos poderia der o veredicto de morte. Eu fui primeiro. Dirigi-me à mesa e perguntei por onde é que começávamos... Disseram-me que pela tensão arterial. Disponibilizei o meu braço direito. A senhora perguntou-me logo, "E porque não o esquerdo? É que eu nisto de medir a tensão sou mais da esquerda...". Anui e troquei o braço. Na realidade, não sei porquê tanta coisa. Quem mediu foi um aparelhómetro automático, e ele não tinha olhos para ver se era o braço esquerdo ou o direito. Aliás, o sacana do aparelhómetro apertou-me o braço com tanta força que até eu ia ficando sem olhos, mais um pouco e saltavam fora das órbitas! Bem, com tanta coisa lá acabou por aparecer o resultado no display: Máxima 13, mínima 7, pulsações 92 (pudera, com o medo de que aquilo me fosse apertar até me partir o braço até o coração bateu mais depressa!). Veredicto, tensão espectacular. Espectacular, foi a palavra que ela usou! Sim, senhor. Fiquei orgulhoso.
Depois da tensão, a ida à balança e o preenchimento do inquérito... Lá preenchi, aldrabando o menos possível e confessando a minha atracção por batatas fritas e presunto... Depois a balança. Subi, tremi, e angustiei. O veredicto? Não vos vou dizer. Por uma questão de direito à privacidade, mais nada. Mas estava dentro do esperado. No final, a fitinha à volta da barriga. Novamente, o valor vai permanecer secreto. Mas o tipo disse que estava tudo normal, o que considerei um bom sinal. Ofereceu-me a porcaria de uma pirâmide de papel com uns conselhos e publicidade. Chulo.
Finalmente, a parte dramática. O colesterol. Pensei em valores prováveis. 220. (O limite é 190). 220. 230. Arrependi-me da última viagem à Mealhada para ir comer um leitãozito... Pensei naquela última alheira frita que apareceu no refeitório... Por fim, resolvi-me a encarar a realidade e deixei que a rapariga me picasse o dedo e me espremesse o maldito até que o sangue, de um vermelho vivo e lindo, aparecesse à superfície. Meteu uma gotita na máquina, e lá me deu o resultado. Senti o pulso a acelerar à medida que a contagem decrescente do ecran da máquina se ia aproximando de zero. 4, 3, 2, 1, 0... Resultado: 158. Sim, meus amigos, 158. 158. Sou uma vergonha para a minha família... Nunca ninguém teve um valor abaixo dos 185 na minha família! Tenho de lutar para ser um deles... Vou afogar-me em batatas fritas e hamburgers até isto chegar a valores razoáveis... Ou então, então não. Vou ali comer uma saladita. Se calhar é melhor...

4 comments:

Anonymous said...

e os caracois... hummm os caracois não contam.
Cá me pareçe q qualquer coisa q não bate certo....

Sérá q o aparelho não estava avariado?

Anonymous said...

opá!!! isso nao é justo.. aqui a pikena q anda a fazer dieta de gorduras há mais de 1 ano (batatas fritas, nem vê-las; hamburgueres, nem sentir o cheiro; chocolates, ok.. vou confessar q n consigo resistir....) e desporto. Tenho 230!!!!!!!!!! de 3 em 3 meses lá recebo eu mais uma carta do meu médico de família para ir fazer análises... buááááá... acho q estes ares da alemanha n me estao a fazer nada bem... Um beijo da Betina

Anonymous said...

Jovem, a maquina tb erra. No teu caso, estou desconfiado que "deu a volta". Se nao, e' comer tudo o q te apetecer pois esta' visto que o teu corpo alimenta-se e' do colestrol ao pequeno almoco ehehe.

abraco grande
b

Anonymous said...

Yes exactly, in some moments I can say that I jibe consent to with you, but you may be in the light of other options.
to the article there is even now a definitely as you did in the go over like a lead balloon a fall in love with publication of this beg www.google.com/ie?as_q=lithium diiodosalicylate ?
I noticed the phrase you have not used. Or you use the dreary methods of helping of the resource. I suffer with a week and do necheg