Wednesday, December 27, 2006

Balanço.

Chegámos a uma altura de balanço. Não porque o deva ser obrigatoriamente, mas porque a aproximação do revelhão nos lembra certas coisas das quais nos tendemos a esquecer... E a parte de reflexão, em que paramos e olhamos para trás, tem tendência a ser uma delas, infelizmente.

E então, que tal foi 2006 para vocês? Eu não me posso (nem quero) queixar.

Foi um ano de grandes mudanças. Encontrei a pessoa com quem quero passar a minha vida, saí de casa dos meus pais, mudei de emprego... Acho que estes são os 3 main events do ano, aqui não há grande discussão...

Mas é um ano que fica marcado por muito mais.

Neve em Janeiro. Conduzir debaixo de um nevão enquanto se vê toda a gente disparar para a berma quando trava... O frio! A consistência e as batalhas de bolas de neve! Ficar bloqueado a caminho do trabalho por causa do nevão durante a noite... Sair do hipermercado e ter de procurar o monte de neve mais parecido com o nosso carro. Coisas giras!

Inúmeras festas e reuniões sociais biocoisences... O casamento da Laura e do Mário, em Abril, com momentos espectaculares... O grupinho da mesa fabuloso, as danças, os aperitivos e as piadas. Em Novembro, o casamento da Cristina e do Nuno, com este vosso amigo a desempenhar as funções de Padrinho, e partilhado com emoções fortes e intensas! Momentos de reflexão acompanhados de um bom whisky, grandes momentos de dança, discursos, boa comidinha e bebida! A visita do Bafonso com direito a jantar de tostas na Ericeira, o jantar de gaijos no Bairro Alto, a despedida de solteiro do Matos, o aniversário do Samuel com cantigas e matraquilhos... E infelizmente, a ausência de um evento basilar da nossa cultura, da qual eu sou o único responsável... O Biochurrasco 2006. Prometo que para o ano vou fazer mais e melhor...

As inúmeras viagens para o Algarve, para ir ter com o meu amorzinho. 6ªs feiras à tarde, a ver o pôr do sol, enquanto atravessava as terras alentejanas... Dias de passeio, idas à praia, viagens à descoberta para sotavento e barlavento. Piqueniques. Cinema. Mar quentinho como sopa. Uma varanda espectacular para tomar o pequeno almoço ao fim de semana. Areais a perder de vista. Raquetes de praia. Fotografias. Primeiras experiências como cozinheiro. Fazer fondue! Frango com cerveja! Churrascos. E acima de tudo, ficam as fotografias que guardo na alma e no coração de todos os momentos felizes deste ano, passados com o meu amor... Relembro com saudade aquele apartamento pequenino do qual saímos em Agosto em direcção a Caldas, e que marca um verão tão especial da minha vida!

Mas se o tempo passado no Algarve foi óptimo, a vida a dois é ainda melhor! Procurámos casa, mudámo-nos, fizemos bricolage, comprámos mobília (um sofá tão confortável e delicioso!) e decorámos o nosso cantinho... Eu comecei um emprego novo e a Carla começou um emprego novo. Aprendemos a cozinhar, inventámos receitas, experimentámos outras, descobrimos truques e passámos momentos que quero continuar a ter durante o resto da minha vida! A saída da casa dos pais foi fácil e sem problemas. Acabei mais por adoptar outra família, a da Carla, onde também me sinto optimamente, e mais importante do que isso, começámos a NOSSA família. Viajámos muito menos do que queríamos, mas mesmo assim, e contrariamente ao esperado, também passámos muito menos tempo em casa do que queríamos! Fomos aqui e ali, passeámos, vimos, fizemos, visitámos, fomos ao Alentejo, à Ericeira, a Leiria, Lisboa, Peniche, Nazaré, S. Martinho, eu sei lá... Um princípio de uma vida que se adivinha maravilhosa.

Mas as mudanças não foram só na vida pessoal. A saída da SCC foi atribulada, um pouco intempestuosa e conflituosa. Reflectiu um estado de desmotivação que se vinha a agravar, pela falta de reconhecimento e principalmente, de recompensa pelo esforço. A mudança para a Bacardi foi benvinda, e a integração fácil e sem complicações. Menos gente, ambiente mais familiar, mas também mais organizado e estruturado. Melhores condições e mais responsabilidades. Novas funções, muitas descobertas e uma curva de aprendizagem ainda no princípio. Se tudo correr bem, espero interiorizar algumas coisas, mas também transmitir algo da minha forma de trabalhar para a BMP. É bom sentirmos que somos valorizados e que o nosso esforço tem um impacto positivo no desempenho do grupo em que trabalhamos.

Mas os momentos não ficam por aqui. O Mundial de Futebol, com Portugal a entusiasmar mesmo aqueles que não gostam de futebol, e com toda a gente a ficar contagiada pela febre da selecção... Uma ida a um concerto dos Xutos memorável. O meu jantar de aniversário, com cantorias, Trivial Pursuit, um lombo no forno espectacular e terminação na praia às 3 da matina, a jogar voleibol e futebol... Porto Covo num dia de vento, com um almocinho a 2 de cataplana de marisco... Conversas até às tantas da manhã. Amigos. Família. Foi um ano e tanto.

Para aqueles com quem fui partilhando este ano, as recordações e as emoções são suficientes para saber o quão fantástico foi. Decerto que para o ano será ainda melhor. Para aqueles com quem passei menos tempo, ou de quem estive mais afastado, um grande abraço e uma garantia. Não estão esquecidos. Não são menos importantes. Simplesmente o tempo não estica e as distâncias não encolhem tanto quanto queríamos. Anseio por vê-los a todos neste ano que aí vem.

Aquele abraço.

Keep smiling.

1 comment:

MRsK said...

e pronto... eu pertenço às últimas estatísticas! quando quiser dar uma apitadela, os eus ouvidos agradecem! beijinhos