Wednesday, September 21, 2005

Pronto para os meus 15 minutos de glória!

Pois é, a porra do dedo quase que já me deixa jogar os últimos 15 minutos, tal qual o Mantorras, e marcar o golo decisivo! Quase. Quase. Mas ainda não. Ainda está inchado e ainda me dói, mas já quase que consigo andar sem coxear. O que é pena, porque perde-se a desculpa para estar refastelado no gabinete, com os pés em cima de outra cadeira... Tenho de arranjar outra lesão. E de preferência, uma que não faça doer.

Mudando de assunto, ontem vi uma reportagem (na Tvi ou na Sic, não me lembro, mas sei que era lamechas) sobre os professores que vivem deslocados... Mas que lobby é este que nos quer fazer que os professores são uns coitadinhos? O mínimo que admitiram ganhar foi 1200 euros (suponho que já depois dos impostos). Bem bom. Não há avaliações de performance. Óptimo. Têm férias com fartura e reuniões, e outros desperdícios de tempo a que chamam trabalho. Fantástico. Têm o bónus de poder fazer a vida a negra aos alunos e serem considerados "rigorosos" ou "exigentes" por isso. E depois ainda querem arranjar trabalho à porta de casa, querem que o governo contrate TODOS os professores que se candidatam, e quando são contratados e não pertencem ao quadro, não querem fazer horários completos. E ordenadinhos completos, querem? Chulos. Eu também faço 200 km todos os dias para ir trabalhar. E sou trabalhador contratado, mas faço horário igual aos outros. E não fui contratado para todos os trabalhos a que me candidatei...

Acho que para o ano vou tentar a minha sorte como professor. Emprego garantido, independente de eu ser necessário ou não, à porta de casa e, se tiver que começar como contratado, quero fazer menos horas de trabalho do que os outros...

PS - Peço desculpa se ofendi susceptibilidades, mas... não, pensando bem, não peço desculpas nenhumas. Há muita coisa para melhorar em Portugal, mas malta que faz exigências destas deve andar a gozar com a cara dos outros. Se não pode aceitar um emprego longe de casa, não vai. Decerto há outro candidato que está desejoso de ficar com essa colocação. E depois, onde é que está escrito que se tem de dar emprego a todos os professores que este país têm, só porque sim? Depois admiram-se de a despesa ser muito elevada e terem de congelar os salários... Bem, fico por aqui, acho que isto se está a assemelhar desmesuradamente a uma tentativa de entrada na vida política. Que fique bem explícito que isso só seria hipótese se me arranjassem um Tacho. Sim, com letra grande, que os de letra pequena não pagam tanto.

No comments: