Monday, October 10, 2005

Iliações

Ontem foi dia de Iliações. Assim mesmo, Iliações. Só porque me apetece. E embarco nesta do "porque me apetece" porque cada vez mais sou levado a crer que essa é a melhor maneira de fazer as coisas acontecer em Portugal.
Fico triste com cenários como o de ontem. Não porque o PSD ganhou mais câmaras, ou porque o Carrilho levou uma derrota fenomenal (ainda bem, diga-se de passagem...), mas porque Felgueiras, Isaltino e Valentim Loureiro saíram vitoriosos. Só em Portugal. Lembro-me que quando fui à inspecção da tropa, ou quando preenchi a primeira ficha de empregado aqui na empresa, havia uma pergunta que solicitava que indicássemos se tínhamos processos judiciais a decorrer contra nós. Pelos vistos, para efeitos de candidatura a Presidente de Câmara, essa pergunta é inútil.
Como é que se é arguido em processos por demais públicos, em que os indícios todos apontam para a culpabilidade dos suspeitos e envolvendo enorme desrespeito pelas instituições e por quem cumpre, e mesmo assim se é eleito para presidente da câmara de uma localidade? Como é que se coloca alguém que, tanto quanto é possível depreender, roubou e lesou Estado e contribuintes, numa posição de poder onde o pode voltar a fazer? Quem é que elege estas pessoas? E porquê? Como é que alguém que fugiu à justiça, estive foragida e fez disso motivo de orgulho, gozou e brincou com a justiça portuguesa, volta a Portugal e é colocada em liberdade? E mais, como é que essa pessoa se pode candidatar a um cargo público, para admnistrar bens públicos, que são de todos nós? Mas que raio de país é este? Deixa-me envergonhado, pela cara de pau das pessoas que fazem estas "habilidades" e continuam a mostrar-se como se fossem heróis nacionais, pelo povo que os idolatra por isso e que os apoia e lhes dá razão, e pela máquina judicial e governamental que permite que situações destas, embaraçosas para todos nós.
Ou então, sou só eu que estou enganado. Se calhar devia seguir este exemplo e começar a lixar tudo e todos a torto e a direito, a fazer o que me apetecer. E se alguém me apontar o dedo, ou me quiser parar, pode pôr os olhos nestes exemplos. "Lixei-te? Estás chateado? Espera aí, vou lixar mais uns milhares e em vez de ficares lixado pode ser que me queiras eleger para um cargo público..." Bem dizia o outro, kill 1, and you're a murderer, kill 1000 and you're a dictator, kill 10.000.0000 and you're a god.
Eu sei que quem está mal muda-se, e acreditem que já pensei nisso várias vezes, mas eu preferia que se corrigisse o mal e que as coisas melhorassem para todos. O problema é que aparentemente, as coisas até nem estão más para muita gente...
Os meus parabéns aos eleitores de Amarante (pelo menos à sua maioria, por terem 2 dedos de testa e não terem deixado o Avelino juntar-se ao grupinho anterior).
PS - Pensei bastante antes de decidir colocar este post no blog. É certo que há uma coisa chamada "presunção de inocência", que diz que todos somos inocentes até prova em contrário... E não se devem negar os direitos de alguém que pode ser inocente, mesmo que esse alguém se queira candidatar a um cargo público. Mas o que me chateia mesmo é vermos esta podridão todos os dias, sabermos que estas coisas acontecem e quem são (alguns dos) responsáveis e ninguém pôr cobro a isto... A maior responsabilidade não a imputo ao Governo ou à Justiça. Deixo a maior fatia da responsabilidade para as pessoas que elegeram estas figuras. A essas pessoas só tenho um pedido: no final dos próximos 4 anos (se estas figurinhas lá chegarem como Presidentes da Câmara), perguntem a vocês mesmos o que é que ganharam com a vossa escolha... Se o chapéu ou a t-shirt que receberam durante a campanha compensa a corrupção, os problemas que as vossas cidades têm que foram silenciados ou permitidos pelos subornos, o dinheiro que devia ser usado para melhorar a vossa vida que foi desviado para a piscina ou para o carro novo de um autarca... Espero estar errado e que vocês não se arrependam.

1 comment:

Anonymous said...

Now everything's ruined... yeah

(FAITH NO MORE - Everything's ruined)