Monday, November 21, 2005

Closer - Áreueis Uateche Gude Muves


Caríssimos.

Primeiro. Unfinished business: Terminei o visionamento de Sonny. Confirmam-se os bons desempenhos e um bom filme. Não será uma obra-prima, mas é um bom filme. Gostei. Recomendo a quem aprecie dramas.

Depois, e a main reason do post de hoje, CLOSER.

CLOSER é um filme brilhante com Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen. Esqueçam Pricesas Amidalas e afins. Esqueçam filmes com happy endings e com relações cor de rosa. Trata-se de um filme sobre 4 pessoas, os seus sentimentos e emoções acerca uns dos outros. É uma história de amor, ciúme, mentira, sexo, honestidade, frontalidade, enfim uma história de pessoas... É extremamente violento, não fisicamente, mas emotivamente.

É incrível como em algumas cenas se retrata tão realisticamente aquilo que se sente quando uma relação acaba. A insegurança. A dúvida. As figuras tristes que fazemos para tentar "consertar" as coisas. A raiva. A dor. O medo. A solidão. É fenomenal. E tem um ritmo avassalador... Sabem, há certos filmes que têm, para mim, os momentos perfeitos para retratar certas emoções. É o caso da cena do velhote que sai da prisão no "Shawshank Redemption", o Brooks, que retrata a solidão de uma forma perfeita (e é das poucas cenas de filmes que me consegue deixar com um nó na garganta sempre que a vejo). Closer é perfeito para retratar a dor que se sente quando perdemos alguém que amamos. O quanto sofremos e o quanto estamos dispostos a fazer para voltar a ter essa pessoa. Ou para magoar quem no-la tirou.
Recomendo vivamente. Entrou directamente para o meu TOP 20 de todos os tempos, e talvez até para o TOP 10 (isto merece mais reflexão!).
Já agora, brilhantes actuações de todos os 4 actores. Natalie Portman, além de ter um rosto e uns olhos que derretem QUALQUER homem, tem um desempenho formidável. O mesmo se pode dizer de Jude Law, que tem tido excelentes desempenhos desde "Enemy at the gates", Julia Roberts e Clive Owen, que foi uma agradável surpresa.

No comments: