Monday, November 14, 2005

Tá frio, porra!

Tá frio, porra! (Ler com entoação de quem está meio surpreso, meio resignado)
Pois é. Finalmente, ares de Inverno. Cobertores na cama e aquecedores a gás na esplanada do Irish & Co. Chuva. Castanhas assadas. Instintos de incendiário cada vez que olho para a lareira. Pés frios. Camisolas. Casacos. Poças. Dedos gelados. Constipações. Tosse. Enfim, o usual.
Não me interpretem mal. Eu gosto do Inverno. Mas tenho sempre esta resistência inicial. Especialmente porque tenho de me levantar às 6h30 para vir trabalhar. E está frio. E cada vez que penso naquels 3 segundos entre tirar o pijama e mergulhar na água a escaldar do banho, custa-me. Custa-me muito. Chiça, se custa.
Acho que devia ser socialmente aceitável uma de duas coisas. Ou se tornava aceitável não tomar banho durante o Inverno e vir trabalhar a horas todos os dias (não me parece grande ideia, para ser honesto), ou então, dava-se uma tolerância de ponto e a malta só entrava 3 horas mais tarde, para termos tempo de nos prepararmos psicologica e emocionalmente para os tais 3 segundos. Acho que devia haver um decreto-lei sobre isto. Senhores ministros, atentem nas crueldades que ocorrem por esse país fora!
Bem, já por causa destas coisas reservei uma semana e meia de férias para Dezembro. O que eu gosto de estar na cama de manhã, quando tá um gelo lá fora... Especialmente se estiver a chover e conseguir ouvir a chuva no telhado... É tal e qual música de embalar.
Há no entanto duas coisas que arruinam este espírito invernoso. Falta de lenha para a lareira e aquilo a que eu gosto de chamar "agricultural weekends". Ora, e o que é isto? Muito simples. Basta ter um pai com a mania de que é agricultor. Especialmente se ele já estiver naquela idade em que acha que o que é giro é mandar palpites e meter o filho a fazer o trabalho. São garantidos 3 ou 4 fins de semana por inverno, com frio de rachar, vento e chuva, enquanto nos enterramos até aos joelhos em lama, porque "amanhã pode chover e dava-me jeito que me ajudasses com aquilo"... Quando não está frio, a coisa até se faz, mas nesta altura do ano?!? Dêem-me uma lareira quentinha, um chouriço para assar na brasa e um pãozinho, enquanto se vê um bom filme e se conversa com os amigos...

No comments: