Thursday, November 17, 2005

Nevoeiro e Chuva. Acidentes e afins.

Hoje estava um nevoeiro do caraças. Mesmo. Ao ponto de alguma da malta que passa por mim na estrada ter chegado a ligar os faróis de nevoeiro e reduzido a velocidade. O que me leva à questão de que quero falar hoje... O que é que esta gente pensa?
Provavelmente, eu não serei a pessoa com mais legitimidade para falar. Em outros tempos (com outros preços do gasóleo, também), já fiz a minha parte de maluquices e coisas pouco pensadas e/ou irresponsáveis. Excessos de velocidade, conduzir à chuva como se o piso estivesse seco, ultrapassagens só por ultrapassar, alguns picanços... Felizmente, em todas estas ocasiões sempre tive sorte. Por um lado, porque nunca fui apanhado. E por outro, muito mais importante, porque disso nunca resultou nenhum acidente.
Há algum tempo, face a um conjunto de circunstâncias, vi-me forçado a alterar esse modo de agir. Comecei a fazer ainda mais kms, todos os dias, e posso garantir-vos que aquilo que se vê pelas nossas estradas, constantemente, me deixa arrepiado. Vêem-se ultrapassagens em traços contínuos e duplos contínuos. Em curvas fechadas, em lombas, ultrapassagens à queima e às cegas. Vê-se imensa gente que não faz ideia do que é o código da estrada e que não tem um mínimo de respeito pelos outros. E acima de tudo, vê-se muita gente que não tem a mínima noção das consequências que podem resultar de uma condução perigosa.
Posso dizer-vos sem orgulho que já vi acidentes acontecerem. Já vi o rosto de desespero de uma mulher aprisionada dentro de um carro, ao lado do condutor ensaguentado e inconsciente. Vi malta que adormeceu ao volante. Vi pessoal que foi apanhado pelos pisos traiçoeiros das primeiras chuvas, ou por bancos de nevoeiro. E acho que é fantástico como não vejo mais, face à condução que praticamos.
Hoje, acidente na A1 com 60 veículos. 3 mortos. No meu caminho para aqui, um 206 virado de pernas para o ar. O condutor, sortudo, já do lado de fora a telefonar a alguém. Temos de nos mentalizar. Uma coisa é termos sorte 2 ou 3 vezes, abusarmos e as coisas não descambarem. Mas ninguém tem sorte sempre. E se acidentes acontecem mesmo aos que conduzem com cuidado... Fico profundamente irritado ao ver certas situações na estrada. Não porque me afectem directamente, mas porque não compreendo como é que alguém pode ser tão inconsciente. Se não querem pensar nos outros, pensem ao menos em vocês. Os airbags não salvam toda a gente e o ABS não resolve tudo. Façam pela vida, minha gente. Gosto muito dos meus amigos e quero continuar a tê-los por perto por longos anos. Be safe.

No comments: